Este robô copia movimentos de quem o controla à distância
Chama-se telepresença ao conjunto de tecnologias que permitem que uma pessoa controle o que acontece em qualquer outro lugar do planeta como se lá estivesse. A premissa é (bem) antiga, mas nunca se conseguiu pôr em prática de forma satisfatória, precisamente por limitações tecnológicas. Mas surgiu agora um avanço que põe a realidade (bem) mais perto da ficção. Um robô capaz de reproduzir os movimentos de quem o controla à distância com tal precisão que até pode ser usado para enfiar um fio num buraco de agulha ou manusear ovos.
Esses são alguns dos movimentos que surgem no vídeo de apresentação deste robô, que também pode tocar bateria, fazer festas nas bochechas de uma criança ou brincar com um balão.
[youtube:HY4bfnHMdtk]
Este não é o primeiro robô capaz de fazer habilidades reproduzindo os gestos de quem o controla à distância - nos parques temáticos, a telepresença é muito utilizada quando, por exemplo, algumas figuras interagem com os visitantes - ???????mas tem algumas surpresas, analisa o site especializado Gizmodo. Uma delas é a origem da própria invenção: os laboratórios da Disney. Outras são as inovações introduzidas face aos modelos anteriores: um novo sistema híbrido que combina ar e água que permite que o movimento dos braços seja mais próximo ao dos humanos e que reduz para metade o número de cabos que ligam os membros do robô, reduzindo o peso e tamanho do mesmo e aumentando a sua rapidez e precisão.
Para já, uma limitação: o operador humano tem de estar relativamente perto do robô, pois ambos estão ligados por um grande número de cabos.