Este é o livro académico mais influente de sempre
A Origem das Espécies é o livro académico mais influente da história, segundo uma votação realizada no Reino Unido. A obra de Darwin, escrita há mais de 150 anos, ficou em primeiro numa lista elaborada por um grupo editorial britânico e votada pelo público.
"Nenhum trabalho mudou de forma tão radical a forma como pensamos sobre nós e o mundo à nossa volta", justificou Alan Staton, da Booksellers Association.
A lista de 20 livros foi elaborada a partir de sugestões de 200 editores, por um painel de especialistas da área, para assinalar a Semana do Livro Académico, um projeto do The Academic Book of The Future.
Os finalistas incluíam livros como Uma Breve História do Tempo, de Stephen Hawking, O Segundo Sexo, de Simone de Beauvoir, e A Riqueza das Nações, de Adam Smith.
A Origem das Espécies ficou em primeiro com 26% dos votos. Em segundo lugar ficou o Manifesto Comunista, de Friedrich Engels e Karl Marx. As Obras Completas de Shakespeare, A República de Platão e a Crítica da Razão Pura, de Kant, completam o "top 5" da lista dos "20 Livros Académicos que Mudaram o Mundo".
Publicado em 1859 em inglês, On the Origin of Species by Means of Natural Selection, or the Preservation of Favoured Races in the Struggle for Life, no título original, revolucionou a forma de pensar na origem da humanidade (e abriu uma guerra religiosa) ao apresentar a teoria da evolução.
[artigo:1429012]
No entanto, as escolhas não escaparam a críticas, com alguns académicos a salientarem que muitas das obras referidas não podem ser consideradas livros académicos.