Este cartaz publicitário está a irritar muita gente
Um cartaz publicitário que mostra uma modelo elegante com um biquíni amarelo está a irritar os ingleses. Espalhado na rede do metropolitano de Londres, este anúncio da Protein World, uma marca de suplementos alimentares que ajuda a emagrecer, pergunta: "O seu corpo está pronto para a praia?" Milhares de pessoas já responderam, quer deixando mensagens nos cartazes, quer criticando a marca nas redes sociais, quer assinando uma petição na Internet.
[Twitter:591290034835365892]
Já foram mais de 45 mil as pessoas que assinaram a petição que pede que o anúncio seja retirado, conta o jornal britânico The Independent. Os promotores da iniciativa consideram que a campanha da Protein World tem o objetivo de fazer as pessoas acreditarem que são fisicamente inferiores quando comparadas com a imagem da modelo bronzeada, de forma a vender o seu produto.
Defendem ainda que cada indivíduo tem a sua forma física e perguntam: "o que é um corpo pronto para a praia?; "qual não estaria".
Os responsáveis pela marca consideram que estão a ser alvo de uma campanha levada a cabo por "terroristas" e já garantiram que não vão retirar os cartazes.
Arjun Seth disse ao Channel 4 que aqueles que questionam os cartazes são "extremistas" e que vandalizá-los é crime. Garantiu ainda que só prestaria atenção à petição se esta alcançasse o milhão de assinaturas e que a modelo do anúncio está dentro das medidas que o governo britânico considera saudáveis.
A Advertising Standards Autority, o organismo que regula a publicidade, recebeu 216 queixas relativas ao cartaz, a maioria por considerarem que é ofensivo, irresponsável e prejudicial, uma vez que promove uma imagem de corpo que não é saudável.
Para sábado está marcada uma manifestação, em Hyde Park, Londres, cujo objetivo é fazer uma versão gigantesca de uma das imagens de protesto à campanha: aquela em que as bloggers Fiona Longmuir e Tara Catstello posaram de biquíni frente ao cartaz, com gordurinhas e imperfeições à vista de todos.
[Twitter:591222454208565248]
Como elas, muitos outros se manifestaram contra o cartaz, deixando algumas mensagens. Uns recorrem aos palavrões; outros deixam recados. "Parem de encorajar as mulheres a passar fome"; "Ama o teu corpo tal como é".
[Twitter:591563967564226560]
"O seu corpo está pronto para a praia?", é a pergunta da marca. "Sim, porque tenho um corpo e ele pode ir à praia", responde alguém. "Se o meu corpo está na praia, sim está pronto. Muito obrigada", responde outra pessoa.