Estas aplicações não combinam com o seu chefe
Longe vão os tempos em que o maior sinónimo de rebeldia em horário laboral era usar o Web Messenger, porque o departamento informático bloqueava a instalação da app no computador de trabalho. Há empresas que hoje bloqueiam tudo, desde o Facebook ao Evernote, mas o caso é mais complicado quando se trata do smart- phone. Quando a empresa fornece o aparelho móvel, pode ir tão longe quanto instalar um software de monitorização via GPS - como o Xora StreetSmart, que recentemente levou ao despedimento de uma funcionária na Califórnia quando esta desinstalou a app. Ou quando o telefone é pessoal mas tremenda fonte de distração, o próprio empregado pode autodisciplinar-se: sim, há apps para bloquear as redes sociais durante o expediente, como a SelfControl e a Freedom. Qualquer patrão irá agradecer este esforço; mas tal não será o caso da lista que se segue. Estas são, basicamente, aplicações a que o seu chefe não irá achar muita piada se as vir no seu telefone.
1. Quit Your Job
Dos mesmos criadores de BreakUp Text, uma aplicação que termina relações quando o utilizador não o quer fazer, a Quit Your Job faz precisamente o que o nome diz - demite-o por si. Disponível apenas para iPhone (desculpem, Androids), começa por questionar o utilizador sobre o motivo que o leva a bater com a porta - está farto do mundo empresarial, quer enriquecer ou encontrou outro emprego. A app fará o resto, transformando a decisão num e-mail de demissão que será recebido pelo chefe. E dá depois acesso a uma base de dados com propostas de emprego para procurar o próximo - se bem que os criadores avisem os utilizadores de que não devem despedir-se sem terem outro emprego em vista. Básico, não? É mais virado para o mercado americano, onde a mobilidade laboral é enorme e há mais ofertas de trabalho do que as que existem neste momento em Portugal. Mas, se algum dia a usar num momento de raiva, pode sempre desculpar-se dizendo que era uma brincadeira.
2. AVG PrivacyFix
Não é surpresa para ninguém que os patrões usam aplicações de lazer para saberem o que os empregados andam a fazer, o que dizem sobre o trabalho ou os colegas e se usam redes sociais quando não devem. A app AVG PrivacyFix, disponível para Android e iOS, permite controlar a privacidade em várias redes sociais, assegurando que o chefe e colegas só veem o que quiser. Mais importante ainda, bloqueia o rastreamento de que o aparelho possa estar a ser alvo, inclusive desligando redes wi-fi para que a sua localização não possa ser determinada. É verdade, já chegámos a isto.