Estabilidade asiática é principal prioridade na segurança

A primeira-ministra da Austrália, Julia Gillard, identificou hoje a estabilidade na Ásia como principal prioridade na segurança nacional a par da luta contra os crimes na Internet, terrorismo e crime organizado.
Publicado a
Atualizado a

Na apresentação da primeira estratégia nacional de segurança, Julia Gillard disse que a Austrália irá centrar a sua atenção nos programas nucleares do Irão e da Coreia do Norte, ao braço de ferro diplomático entre a China e os Estados Unidos, às relações entre a Índia e o Paquistão e às disputas no Estreito de Taiwan e no Mar do Sul da China.

"O principal ponto de atenção da nossa segurança nacional será a nossa própria região, num momento em que o centro de gravidade estratégica e económica mundial continuam a seguir para este trazendo grandes oportunidades, mas também riscos e desafios que devem ser encarados", afirmou.

A líder do Governo acrescentou que, como membro permanente do Conselho de Segurança, a Austrália tem obrigação de lutar contra o terrorismo, movimentos extremistas e crime organizado.

Na sua intervenção, Julia Gillard revelou também a abertura no final do ano de um centro de ciber-segurança dedicado à luta contra atividades criminosas na Internet nas próximas décadas.

A nova estratégia nacional de segurança será revista a cada cinco anos, será um complemento ao Livro Branco sobre o Século Asiático apresentado em 2012 e de um outro dedicado à temática da Defesa que será conhecido nos próximos meses.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt