Passava pouco das 6.00 de sexta-feira quando os bulldozers começaram a desmontar a Pont des Trous em Tournai, na Bélgica. A ponte do século XIII, em estilo gótico, há muito aguardava o início das obras, que visam alargar o canal que atravessa a cidade belga de forma a permitir a passagem de navios de maior porte..Para tal, os três arcos da ponte estão a ser desmontados, numa empreitada que gerou protestos dos moradores e que deverá ficar terminada ao final do dia de segunda-feira. Entre a pequena multidão que se juntou para assistir ao início da desmontagem estava a ministra da Energia belga, Marie-Christine Marghem..Natural da cidade, a ministra escreveu no Facebook lamentar a "falta de empatia" das autoridades locais para com os habitantes. "Porque um tournaisino vive as alegrias e as tristezas da sua cidade, estou aos pés da Tour des Trous desde o nascer do sol para ver como os desmancha-prazeres institucionais atacam um monumento, sob o olhar das pequenas potências locais"..Marghem criticou ainda o facto de as pedras não estarem a ser numeradas, o que dificultará a montagem futura da estrutura..Construído entre 1281 e 1304, o Pont des Trous (literalmente Ponte dos Buracos) é uma das poucas pontes do século XIII ainda existentes no mundo. Bombardeada e parcialmente destruída durante II Guerra Mundial, os arcos centrais foram reconstruído e alargados em 1947. Apenas as torres, uma em cada margem do rio L'Escaut, são originais..A reconstrução dos arcos era considerada necessária no âmbito de um projeto de ampliação do canal, para o ligar ao Sena. As autoridades de Tournai pretendem permitir a passagem de navios com mais de duas mil toneladas. O limite atual é de 1500 toneladas..Uma petição para travar o projeto chegou às 20 mil assinaturas, mas a obra avançou mesmo. O objetivo é voltar a montar a ponte mantendo o traçado original, mas com uns arcos maiores. Até lá, as pedras estão a ser levadas para um local fora da cidade, onde vão aguardar o início das obras de reconstrução, previstas para 2020. Os novos arcos deverão ficar prontos em finais de 2021.