Esta noite Marte está à distância mínima da Terra

Serão apenas 75,3 milhões de quilómetros a separar os dois planetas
Publicado a
Atualizado a

Esta noite, pelas 23h00, Marte estará mais perto da Terra do que alguma vez esteve nos últimos 11 anos. Serão apenas 75,3 milhões de quilómetros a separar os dois planetas, que habitualmente estão a 400 milhões de quilómetros de distância um do outro, segundo explica a CNN.

O planeta vermelho parecerá maior e mais brilhante e nem será necessário recorrer a um telescópio para o perceber.

Tem alguma raridade, mas é um fenómeno que acontece de 26 em 26 meses, sempre que a Terra ultrapassa Marte no movimento de translação em torno do Sol (o nosso planeta é mais rápido neste movimento), segundo explicou ao DN fonte do Observatório Astronómico de Lisboa.

A próxima vez que os dois planetas estarão à distância mínima será a 31 de julho de 2018 (às 9h00 de Lisboa) e nessa ocasião estarão ainda mais perto, a 57 milhões de quilómetros.

É preciso recuar a agosto de 2003 para encontrar registos de uma distância ainda mais curta entre Terra e Marte: estiveram apenas a 55 milhões de quilómetros.

De acordo com a CNN, calcula-se que será necessário esperar até 28 de agosto de 2287 para os dois planetas estarem tão próximos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt