Espanha. Calor parece ajudar, mas verão não vai travar o coronavírus

Investigadores analisaram a temperatura média de cada comunidade autónoma ao longo de 14 dias e o número de contágios nesse período, por cada 100 mil habitantes. "Existe correlação estatística", indicam.
Publicado a
Atualizado a

Um grupo de investigadores espanhóis da agência de meteorologia (Aemet) e do Instituto de Saúde Carlos III, que estão a investigar a ligação entre as condições meteorológicas e o aumento do número de casos de coronavírus, indicam que há indícios que "temperaturas mais baixas" resultam "numa maior incidência" do covid-19. Ou seja, o calor parece ajudar, mas não será o verão a travar a doença.

Os investigadores analisaram a temperatura média de cada comunidade autónoma ao longo de 14 dias e o número de contágios nesse período, por cada 100 mil habitantes.

"É preciso ter muita cautela, porque as condições de humidade e temperatura variam muito de umas zonas geográficas para outras, e obviamente, há muitos fatores que influenciam a transmissão e propagação do novo vírus", alerta a epidemiologista Cristina Linares, co-autora da investigação. "Mas sim, existe correlação estatística", indicou, citada pelo El País.

Espanha supera já os 19 mil mortos, tendo registado 551 óbitos nas últimas 24 horas.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt