Escreveu que o hotel era mau. Agora pode ser preso

Um norte-americano pode ser preso até dois anos de prisão na Tailândia por ter dado más críticas a um hotel no TripAdvisor. Está acusado de difamação.
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Esse gesto simples de dar estrelas, notas e fazer um pequeno comentário em sites de avaliação de restaurantes e hotéis pode ter consequências sérias. Foi o que descobriu um americano que trabalha na Tailândia. Acusou o resort de praticar "escravatura dos tempos modernos" e foi processado por difamação, um crime punido com até dois anos prisão no país.

O Sea View Resort considera que as críticas são infundadas e que prejudicam a reputação do hotel, motivos suficientes para processar Wesley Barnes. "O proprietário queixa-se que o arguido divulgou críticas injustas no site TripAdvisor", refere fonte da polícia à AFP.

As queixas de Wesly Barnes começam com um jantar no resort da ilha de Koh Chang no início deste ano quando quis levar a sua própria garrafa de vinho para a mesa do e se recusou a pagar a taxa de rolha, isto é, o serviço de abrir a garrafa. A discussão com o empregado de mesa só terá terminado com a intervenção do gerente do espaço, detalha a BBC.

Depois do incidente, Wesley Barnes publicou vários posts com críticas negativas, o que levou o hotel a processá-lo por difamação.

Segundo a unidade hoteleira, as críticas de Warren Barnes são "falsas" e difamatórias" e ainda "fabricadas, recorrentes e maliciosas". Num dos seus posts, o norte-americano afirma que o hotel pratica "escravatura dos tempos modernos" - outras das afirmações que levou o hotel a processar o antigo cliente, mas que Barnes garante que nunca chegou a ser publicado por ir contra as orientações da plataforma TripAdvisor, como disse à BBC.

Warren Barnes foi detido pela polícia (passou duas noites na prisão), antes de ser libertado. Da ida a julgamento não se livra, enfrentando uma pena de prisão de até dois anos.

O norte-americano diz que o processo levou a que fosse despedido e a publicidade ao seu redor só tem piorado o caso. Teme não voltar a encontrar trabalho, afirmou, acrescentando estar muito "assustado" com a possibilidade de ser preso, depois do experienciou nos dois dias que passou na prisão. Volta ser ouvido no início de outubro, mas ainda espera chegar a acordo com o hotel.

Pela sua parte, o resort assegura que tentou, sem êxito, contactar Warren Barnes para chegar a acordo antes de processar o cliente, mas que ele só respondeu quando foi notificado pelas autoridades. Dizem ainda que decidiram avançar como forma de dissuadir o cliente de continuar a postar "críticas negativas semanas após semana" que motivaram vários cancelamentos de reservas.

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