Erupção vulcânica cessou
O ministro dos Transportes alemão, Peter Ramsauer, anunciou a reabertura progressiva dos aeroportos do norte da Alemanha e de Berlim durante a tarde de hoje, depois da passagem da nuvem de cinzas do vulcão islandês.
"A nuvem está a deslocar-se para nordeste", disse Peter Ramsauer em Berlim, indicando que os aeroportos "vão reabrir mais depressa do que o previsto".
O ministro precisou que o tráfego no aeroporto de Hamburgo, segunda maior cidade do país, estava quase a abrir enquanto que o de Bremen já tinha sido retomado.
Os dois aeroportos de Berlim, fechados desde as 11:00 locais (10:00 em Lisboa), vão abrir a meio da tarde, referiu o ministro.
Segundo a Federação das companhias aéreas alemãs, as descolagens e aterragens nos dois aeroportos da capital deverão ser retomadas às 14:00 locais (13:00 em Lisboa).
Setecentos voos dos 8.000 previstos foram anulados hoje na Alemanha, segundo a organização europeia de segurança aérea Eurocontrol. Terça-feira, cerca de 500 voos de um total de 29 mil programados foram anulados na Europa.