Equipa britânica venceu competição espacial em Torres Vedras
A jovem equipa de estudantes britânicos, a Team Impulse, da escola St.Paul, de Londres, venceu hoje em Torres Vedras a competição europeia CanSat, promovida pela agência espacial europeia ESA e pela Ciência Viva. O seu microssatélite compactado numa lata de refrigerante, cuja missão era simular a descida de um rover num planeta distante aí colher dados de humidade e temperatura para descrever os diferentes perfis climáticos encontrados ao longo da descida convenceu o júri internacional que lhe deu o primeiro prémio na competição.
A competição CanSat, que a ESA promove anualmente, pretende dar oportunidade aos jovens europeus do ensino secundário de pôr as mãos na massa, num projeto científico e tecnológico com a exigência de qualidade que os testes espaciais impõem. Para isso, cada equipa tem de construir um microsatélite numa pequena lata (daí o nome CanSat) e lançá-lo de avião, e com um rocket, e receber em terra, num computador, as medições feitas durante a descida pelo seu pequeno engenho espacial.
A final da Can Sat, que decorreu nos últimos três dias no aeródromo de Torres Vedras, contou com a participação de 16 equipas de 14 países europeus, incluindo Portugal, que esteve representado pelos AeroSpace Team da escola Básica e Secundária de Santa Maria nos Açores.