Equador declara George, a tartaruga, património cultural

O Equador iniciou esta semana o processo para declarar George herança cultural, informou o Ministério de Coordenação do Património. Esta tartaruga era o último exemplar da sua espécie, a <i>Chelonoidis abingdoni</i>, tendo morrido em junho, nas ilhas Galápagos.
Publicado a
Atualizado a

"O 'George Solitário' é considerado um símbolo da conservação do património natural das ilhas Galápagos e do planeta, uma vez que é considerado parte da memória coletiva e identidade cultural do Equador", afirmou o Ministério, citado pelo jornal espanhol ABC.

O corpo da tartaruga centenária será embalsamado e exibido em exposição num centro interpretativo dedicado a tartarugas. O centro ainda será construído e terá o nome do animal, pelo seu interesse para a "ciência e história natural das Galápagos e do mundo", acrescentou.

George era o último exemplar da sua espécie e era procedente da ilha de Pinta. Viveu no Centro de Reprodução e Melhoramento de Tartarugas, em Santa Cruz, tendo sido durante 40 anos o símbolo das ilhas Galápagos. Descoberto na década de 70, teria entre 90 e 100 anos de idade.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt