EP. 5. Prevenir e intervir no bullying e ciberbullying
Não é uma realidade recente, mas continuamos a não ter um verdadeiro diagnóstico nacional sobre o fenómeno. A criação e implementação de um Plano Nacional envolvendo toda a comunidade educativa é fundamental. Através do uso das tecnologias de informação e comunicação, o ciberbullying acaba por evidenciar ainda maior prevalência - diríamos que não tira férias e faz horas extraordinárias, principalmente com a recente migração de muitos destes comportamentos durante os confinamentos desta pandemia.
Neste quinto episódio, o jornalista Filipe Gil e a psicóloga Rute Agulhas conversam com um convidado especial, o psicólogo Luís Fernandes, sobre os sinais de alerta de uma situação de bullying, bem como a necessidade de uma intervenção concertada entre todos os intervenientes junto das crianças em idade escolar, com especial enfoque nos observadores, que devem ser melhor capacitados para funcionarem como interventores proativos na prevenção e combate a estas ações agressivas.
Ouça o novo podcast do Diário de Notícias, "Descomplicómetro". Todas as semanas, um novo tema. Temos convidados especiais para nos ajudar a descomplicar ainda mais.