Sampaio "atento" à fusão Gas Natural/Endesa
O Presidente da República, Jorge Sampaio, manifestou-se ontem muito "curioso" em conhecer a decisão da Comissão Europeia sobre a fusão entre a Gas Natural e a Endesa (que dará origem ao maior operador ibérico e o terceiro maior a nível mundial no sector da energia), depois de o executivo comunitário já ter chumbado a integração da Gás de Portugal na EDP .
"Vamos estar muito atentos e ver quais as diferenças entre os dois casos e quais as diferenças entre os países grandes e os países pequenos", afirmou Sampaio, na abertura da I Conferência de Direito e Economia da Concorrência, que começou ontem no Centro Cultural de Belém. "Será uma decisão extremamente importante na determinação das linhas de orientação para o futuro", declarou o PR, sublinhando que teceu estes comentários a título de "simples curiosidade".
Jorge Sampaio iniciou a sua intervenção em inglês com elogios à comissária da Concorrência Nellie Kroes, exprimindo naquela língua a sua "curiosidade" sobre quem analisará a operação (a Autoridade da Concorrência espanhola ou a Comissão Europeia), cuja decisão será conhecida na quarta-feira, dia 9. Depois deste pequeno parêntesis improvisado, Sampaio seguiu então o discurso (em português) que foi distribuído aos jornalistas.
Antes de Sampaio já a Comissária da Concorrência tinha feito a sua intervenção, em que explicava que não era contra as fusões "Mais de 95% das operações de concentração submetidas à Comissão foram aprovadas. Só bloqueámos uma operação", afirmou Nellie Kroes, referindo-se ao chumbo de Bruxelas à aquisição da Gás de Portugal pela EDP. "Só tomámos esta decisão porque as empresas não adoptaram os remédios necessários", frisou a comissária. Recorde-se que, em Outubro, as autoridades da concorrência portuguesa e italiana solicitaram à Comis- são Europeia que analisasse as consequências da compra da Endesa pela Gas Natural nos mercados de Portugal e Itália.