Encontrado na Ilha da Reunião destroço que pode ser do MH370

Antigo piloto militar diz que a asa pertence a um Boeing 777, ou seja, o modelo de avião da Malaysia Airlines que desapareceu a 8 de março de 2014.
Publicado a
Atualizado a

O destroço de uma asa de um avião apareceu na Ilha da Reunião e há quem defenda que se poderá tratar de um fragmento do Boeing 777 da Malaysia Airlines que desapareceu há mais de um ano com 239 pessoas a bordo. Um antigo piloto militar francês e agora especialista de segurança na aviação acredita que o que resta de uma asa pertence a um avião do modelo do voo MH370.

[twitter:626391215349612544]

"Estive a estudar centenas de fotografias e a falar com colegas. Todos pensamos que é provável que a asa seja de um Boeing 777", explicou Xavier Tytelman, citado pelo The Telegraph. Um homem que vive na Ilha da Reunião enviou-lhe várias imagens do destroço da asa que está a ser examinado pela polícia local e que já gerou forte interesse das autoridades australianas, que estão a coordenar as buscas no oceano Índico para encontrar o avião da Malaysia Airlines.

[twitter:626438144913735680]

Xavier Tytelman referiu ainda que a polícia local considera que o destroço esteve cerca de um ano na água. "Não podemos dar a certeza, mas pensamos que há uma possibilidade de ser [do voo MH370]." O antigo piloto disse ainda que o local onde apareceu a asa faz sentido.

Estão agora a ser feitos testes para averiguar a origem daquele destroço, mas há um pormenor que está a gerar alguma discussão, segundo Tytelman: um código que aparece no destroço, BB670. "O código não é uma matrícula do avião, nem um número de série da máquina."

Porém, Tytelman acredita que "dentro de poucos dias" se saberá se a asa pertence ou não ao Boeing 777 da Malaysia Airlines.

O voo MH370 fazia a ligação entre Kuala Lumpur e Pequim, tendo desaparecido pouco tempo depois de sair da capital da Malásia. Surgiram várias teorias, mas a oficial é que o avião mudou de rumo em direção ao oceano Índico, tendo acabado por se despenhar ao ficar sem combustível. As autoridades australianas lideram as buscas, que mais de um ano depois do desaparecimento do avião continuam sem qualquer resultado. Não foram encontrados quaisquer vestígios da aeronave, não se sabendo também a razão que levou à mudança de rota.

O desaparecimento do voo MH370 é considerado um dos maiores mistérios da aviação moderna.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt