Encontrada uma das caixas negras do avião da Air Asia

Mergulhadores não conseguiram trazer a caixa negra para a superfície, pois esta está debaixo de destroços. Mais três corpos recuperados.
Publicado a
Atualizado a

Quase duas semanas depois da queda do avião da Air Asia no mar de Java, uma das caixas negras do A320-200 foi encontrada. Nos últimos dias a expectativa era grande, principalmente depois de ter sido encontrada a cauda do avião, onde normalmente as caixas negras estão localizadas neste modelo. Sinais eletrónicos indicavam que os investigadores estariam perto de detetar os mecanismos que podem ser decisivos para perceber o que provocou a queda do avião a 28 de dezembro (partiu de Surabaya, com destino a Singapura). No voo 8501 seguiam 162 pessoas. Ninguém sobreviveu e foram recuperados mais três corpos, elevando o número para 48.

"Os mergulhadores encontraram um importante instrumento, a caixa negra do Air Asia QZ8501", anunciou Tonny Budiono, coordenador da equipa da direção dos transportes marítimos. A caixa negra foi encontrada relativamente perto de onde estava a cauda do avião, encontrada no sábado. Os sinais eletrónicos haviam sido detetados a cerca de 3,5 quilómetros do local, o que fez de imediato os investigadores suspeitar que as caixas não estariam com a cauda.

Os sinais eletrónicos emitidos pelas caixas negras duram cerca de um mês, o que fez com que encontrar estes mecanismos se tornar-se uma prioridade para a equipa de busca. Uma das caixas grava os dados de voo, enquanto a outra regista as comunicações feitas no cockpit.

Os mergulhadores vão agora tentar recuperar a caixa negra encontrada. Caso não consigam tirá-la de debaixo dos destroços, poderão primeiro utilizar o mesmo sistema que permitiu trazer a cauda até à superfície e fazer o mesmo com os destroços que cobrem a caixa negra.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt