Encontrada área habitacional ocupada no século I a.C.

A mais recente campanha de escavações no sítio arqueológico da Rocha da Mina, no concelho de Alandroal, revelou a existência de uma antiga área habitacional ocupada no século I antes de Cristo, divulgou hoje o município.
Publicado a
Atualizado a

Segundo a autarquia, a descoberta da antiga área habitacional, junto ao santuário, proporciona "um contributo decisivo" para a compreensão do próprio santuário da Rocha da Mina e "assume particular importância também no contexto turístico".

Os trabalhos da primeira campanha de escavações na Rocha da Mina, que arrancaram no início deste mês, surgem enquadrados pelo protocolo "Gentes de Endovélico", estabelecido entre o município de Alandroal e a Associação de Arqueologia Portanta, no âmbito de um projecto de estudo e caracterização das comunidades que presidiram à emergência do culto do conhecido Deus Pré-romano de Endovélico.

Esta primeira campanha de escavações do projecto "Gentes do Endovélico", orientada pelos arqueólogos Conceição Roque e Rui Mataloto, com o apoio de alunos da Universidade de Lisboa, em regime de voluntariado, entra agora na sua fase de conclusão. No entanto, a autarquia considerou que os resultados já obtidos "excedem as melhores expectativas".

Para o município, os resultados já alcançados "vêm reforçar a necessidade de investir em investigação arqueológica no concelho de Alandroal", área a que a autarquia já está a dar prioridade com a revisão da Carta Arqueológica e com outros projectos em preparação.

Além disso, de acordo com a autarquia, estas investigações "são fundamentais para enriquecer as possibilidades do Plano de Desenvolvimento Turístico do Concelho", que se encontra em fase de preparação.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt