Empresários discutem comércio internacional em Bruxelas
E se fossem os próprios empresários a debater e a votar as questões mais relevantes para os negócios europeus? É o que acontece amanhã em Bruxelas, numa iniciativa promovida pela Associação das Câmaras de Comércio e Indústria Europeias que vai contar com a presença de Martin Schulz, presidente do Parlamento Europeu, Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia, e Ivan Korcok, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e dos Assuntos Europeus da Eslováquia e plenipotenciário do governo para a Presidência Eslovaca do Conselho da UE.
Valorizando a iniciativa bianual da Eurochambres, a Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa estará presente e levará, pela quarta vez, um grupo de representantes de nove empresas portuguesas, "possibilitando aos empresários nacionais exprimirem a sua opinião sobre temas de atualidade", explica Pedro Madeira Rodrigues, secretário-geral da Câmara de Comércio.
[artigo:5373926]
Entre os representantes portugueses contam-se a construtora Casais, a transportadora Josein e a açucareira Sidul, por exemplo. Pode consultar o programa aqui.
Aos empresários será dada a oportunidade de expressarem direta e abertamente as suas opiniões, sendo uma oportunidade única de debate com os altos representantes das instituições europeias capaz de lhes proporcionar uma perspetiva sobre os efeitos das políticas europeias. Dossiers tão relevantes como o Comércio Internacional, o Mercado Único, a Sustentabilidade ou as Competências Profissionais serão focados neste dia em que 751 empresários assumem o papel de membros do Parlamento Europeu, "numa experiência única de contacto com as instituições europeias para as quais as opiniões dos empresários são uma importante fonte de informação que contribui para a definição das políticas direcionadas para as empresas", acrescenta Pedro Madeira Rodrigues.
[artigo:5381811]
O programa organizado pela Câmara de Comércio inclui ainda uma reunião com a REPER e um almoço com os eurodeputados Carlos Zorrinho, Pedro Silva Pereira, Sofia Ribeiro e Cláudia Monteiro de Aguiar.