Empresa de Fucoxima vai ser nacionalizada

O Governo de Tóquio aprovou um plano financeiro de apoio à empresa proprietária da central de Fucoxima para indemnizar as vítimas do acidente da central em 2011.
Publicado a
Atualizado a

O plano de restruturação financeira da Tokyo Electric Power (Tepco) foi aprovado pelo Executivo de Tóquio, o que vai permitir à empresa receber o equivalente a mais 12 mil milhões de dólares.

A medida que equivale à nacionalização de facto da Tepco, permitirá à empresa pagar as dívidas resultantes das operações para desligar os reatores atingidos pelo maremoto e as compensações financeiras às pessoas afetadas pelas radiações, a 11 de março de 2011.

Com este empréstimo, o Governo assume uma posição dominante na empresa, passando a controlar a administração. A Tepco continua a ser um dos principais fornecedores de eletricidade japoneses, sendo responsável pelo fornecimento a toda a região de Tóquio.

A notícia coincidiu com a divulgação dos novos nomes para a administração da Tepco, que se comprometeram em indemnizar "com sinceridade as pessoas da região" onde se situa a central, disse o novo presidente da empresa, Kazuhiko Shimokobe, de 64 anos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt