Emprego de son(h)o: só tem de dormir e no fim do mês recebe mil euros
O anúncio está online em várias plataformas de oferta de emprego e diz o seguinte: "A Desonno está a recrutar uma pessoa para dormir 8 horas por dia, de segunda a sexta-feira, durante o mês de setembro. Proporcionamos excelentes condições de trabalho, a começar desde logo pelo colchão e almofada, escolhidos à medida e conforto do candidato selecionado. Oferecemos um salário de 1.000€, após um mês de noites bem dormidas". O anúncio é verdadeiro e impõe apenas uma condição: "o candidato deve estar disponível para passar cada noite de sono nas instalações da Desonno, em Paços de Ferreira".
Não é brincadeira, mas uma campanha de marketing da empresa Desonno, que pretende tornar a marca mais conhecida.
Catarina Santos, diretora de marketing da empresa, é clara: "O objetivo é sermos conhecidos e, claro, aumentar as vendas", diz, ao DN, reconhecendo que a ideia do seu departamento é criativa e vai certamente tornar este "emprego de sono" numa forma de levar a marca portuguesa a estar representada em mais lojas em todo o país.
A Desonno existe há cinco anos mas esta é a primeira vez que lança uma campanha de marketing que é também uma oferta de emprego temporário.
"Não procuramos um jovem ou uma pessoa mais velha. Não estamos à procura de um determinado perfil. Queremos uma pessoa dinâmica e é por isso que a vaga irá para o candidato com a proposta mais original", explica a responsável.
A candidatura é submetida através do site e pede-se aos candidatos que escrevam um texto criativo, mas podem (e devem) adicionar vídeos ou fotografias.
A empresa está a preparar as instalações da empresa para albergar o candidato. A pessoa escolhida vai experimentar de quatro a cinco modelos de colchões, mas terá de dormir pelo menos seis dias em cada um deles, uma vez que esse é "o tempo que o corpo demora a adaptar-se a um novo colchão".
No final do mês - que será a 3 de outubro - tem de dar a sua opinião sincera sobre cada um dos modelos. E se partilhar imagens ou comentários sobre a experiência nas redes sociais, "ainda melhor", admite Catarina Santos.
A oferta de emprego já está a ser um sucesso. Desde quarta-feira, quando foi publicada, a empresa já recebeu 300 candidaturas, a maioria de candidatos no norte do país.