'Emojis'. Apple substitui revólver por pistola de água
A Apple parece ter entrado na "guerra" pelo controlo do porte de arma, situação que se reporta sobretudo ao debate que decorre nos EUA. Já a partir de setembro, o 'emoji' do revólver vai ser substituído pela imagem de uma inofensiva pistola de água.
Na mesma altura, a Apple vai igualmente introduzir cerca de 100 'emojis' novos, entre atletas do sexo feminino, agentes da polícia, trabalhadores da construção civil, a bandeira com as cores LGBT e famílias monoparentais.
[twitter:760228690429181952]
Em comunicado, a gigante tecnológica norte-americana não se referiu especificamente ao problema das armas - e do aumento do número de tiroteios nas últimas semanas nos EUA - mas refere que a atualização dos 'emojis' no IOS 10 redesenha algumas das mais populares imagens, garantindo a diversidade dos utilizadores.
A mudança foi bem acolhida, relata o The Guardian, por alguns dos grupos ativistas que pedem maior supervisão ao porte de arma nos EUA, mas também houve quem questionasse a decisão: "Como se isso fosse resolver alguma coisa", desabafou um utilizador do Twitter.
[twitter:760262916105003009]
Desde 2014, a Apple tem tentado introduzir no conjunto dos 'emojis' disponíveis uma maior diversidade, nomeadamente colocando à disposição dos utilizadores diferentes tons de pele. Inicialmente, as imagens da bomba, faca e arma eram mesmo bloqueadas no sistema operativo OS X Yosemite, apesar de ser possível usá-los nos iPhones.