Eminem tem dez nomeações
Eminem volta a estar na posição de favorito aos Grammy, mas desta vez com o álbum hip hop "Recovery", candidato ao melhor disco de rap do ano e que inclui o tema "Love the way you lie", interpretado com Rihanna, nomeado para canção do ano. Só nos Estados Unidos, "Recovery", o sétimo álbum de Eminem, vendeu cerca de três milhões de exemplares. Marshall Bruce Mathers III, o nome de Eminem, já soma 14 prémios Grammy desde que em 1999 lançou o álbum de estreia "The Slim Shady LP".
Com sete nomeações segue o cantor norte-americano Bruno Mars, que editou em Outubro o álbum de estreia, "Doo-wops & holligans", e colaborou com Cee-lo no tema "F*** You".
Lady Gaga, os Lady Antebellum e Jay-Z somam, cada um, seis nomeações. Lady Gaga, que actua na próxima semana em Portugal, tem o tema "Telephone", interpretado em parceria com Beyoncé, nomeado para melhor colaboração pop, e o álbum "The Fame Monster" indicado para melhor álbum pop vocal. Jay-Z tem um dos seus maiores sucessos, o tema "Empire State of mind", com a participação de Alicia Keys, nomeado para melhor gravação do ano e melhor canção rap.
Para melhor álbum do ano estão nomeados "Recovery" (Eminem), "The suburbs" (Arcade Fire), "Need You Now", (Lady Antebellum), "The fame monster" (Lady Gaga) e "Teenage dream" (Katy Perry).
Justin Bieber, Drake, Florence & The Machine, Mumford & Sons e Esperanza Spalding estão nomeados para artista revelação de 2010.
Michael Jackson surge nomeado a título póstumo, na categoria de melhor performance masculina, com "This is it", ao lado de Michael Bublé, Adam Lambert, Bruno Mars e John Mayer.