Embaixada portuguesa no Eurosonic

Com uma comitiva de 21 artistas, Portugal será o país em foco na próxima edição do Eurosonic, em Groningen, de 11 a 14 de janeiro
Publicado a
Atualizado a

Pela primeira vez desde que foi criado, em 1986, o festival Eurosonic Noorderslag terá Portugal como país em destaque. O evento, que atrai anualmente à cidade holandesa de Groningen mais de quatro mil profissionais da indústria musical, entre os quais cerca de 400 representantes dos maiores festivais internacionais, é uma das maiores montras da música a nível europeu.

Foi aí que se deram a conhecer, entre muitos outros, nomes como Franz Ferdinand, James Blake, Lykke Li, Benjamin Clementine, The xx e ou os portugueses Buraka Som Sistema e Mariza. "Cada ano há sempre um país em foco, que é escolhido por aferição de interesse por parte dos profissionais presentes", explica Nuno Saraiva, da Why Portugal, uma plataforma de promoção da música portuguesa, criada pela Associação de Músicos, Artistas e Editoras Independentes em parceria com várias associações profissionais do setor, responsável pelo planeamento da participação portuguesa no Eurosonic.

"Portugal é um país com uma enorme cultura de festivais e onde está muita coisa a acontecer ao nível da música. Há muito talento que merece ser conhecido em toda a Europa", explicou ao DN o diretor artístico do Eurosonic, Peter Smidt, aquando do anúncio do país em foco na edição deste ano. "Trata-se de uma oportunidade única, em termos de visibilidade, que terá uma participação recorde de 21 artistas convidados", sublinha Nuno Saraiva.

Vão estar presentes, entre outros, Gisela João, Noiserv, Marta Ren, Rodrigo Leão ou DJ Ride, que entre os dia 11 e 14 de janeiro irão atuar nos mais de 300 concertos espalhados pela cidade durante os três dias de festival. O programa inclui ainda diversas conferências, nas quais Portugal estará igualmente em destaque, seja enquanto "local ideal para a criação e expansão de novos talentos no mundo da música" seja como "um país de festivais", onde atualmente existem cerca de 400 festivais de música, que atraem anualmente mais de três milhões de pessoas.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt