Ema Paulino preside Associação Nacional das Farmácias
Ema Paulino foi eleita este sábado para presidir à Associação Nacional das Farmácias (ANF). Falta contabilizar os votos por correspondência mas que não irão alterar o resultado.
Foi a primeira mulher a candidatar-se ao cargo e torna-se na primeira presidente da ANF.
Ema Paulino liderava a lista A para a Direção e obteve 58 % da votação. Concorria contra a lista F, liderada por Nuno Vasco Lopes, o atual vice-presidente da ANF, que recebeu recebeu 35,7% dos votos.
Foi membro da direção da ANF entre 2003 e 2012. A sua lista elegeu como prioridade centrar a ação em cada uma das farmácias, valorizando o seu papel na rede de cuidados de saúde, através da contratualização de serviços com o Governo, assim como da "transformação digital" para aumentar a eficiência e acrescentar mais valor.
Estas foram umas eleições antecipadas por Paulo Cleto Duarte, o presidente da ANF, na sequência de vídeo gravado e publicado no YouTube por João Cordeiro, que durante 32 anos liderou a associação. Levantava dúvidas sobre as contas apresentadas pela ANF e que foram aprovadas.
João Cordeiro preside à Mesa da Assembleia Geral da lista de Ema Paulino.
Até 4 de junho, serão contabilizados os votos que ainda possam chegar por correspondência. Um comunicado da ANF refere que votaram 93,3% das farmácias, "uma das maiores participações de sempre". São 2342 sócios da ANF.