Em Cerveira, Danae pediu a união da Europa contra a austeridade
A artista Danae Stratou, mulher do antigo ministro das Finanças da Grécia Yanis Varoufakis, exortou, ontem, em Vila Nova de Cerveira, a Europa a unir-se e insurgir-se contra a austeridade. "Plantámos a semente para que algo mude. Espero que o resto de vocês na Europa, Portugal, Espanha, Irlanda, França e Itália se cheguem à frente para que possamos fazer a mudança juntos, porque penso que é isso que as pessoas querem."
E se há um mês, quando da vinda de Danae Stratou à Bienal de Cerveira, o tema troika e União Europeia foi tabu, desta vez, durante a inauguração do evento, a artista não poupou palavras à atual crise na Grécia. E precisamente no dia em que os novos ministros do governo grego prestaram juramento, numa cerimónia no palácio presidencial, depois de o primeiro-ministro grego, Alex Tsipras, ter anunciado na passada sexta-feira uma remodelação. Com os holofotes voltados para ela, a mulher de Varoufakis disse esperar que este governo "sirva o povo e a sua vontade, e que faça um bom trabalho". Mais, acrescentou, "se eles fizerem o que o povo precisa, vai ser fantástico".
Quanto a Yanis Varoufakis, Danae não tem dúvidas de que "é óbvio o que ele pensa" sobre esta situação pós-referendo ao povo grego. "Todos queremos uma melhor Europa. Todos queremos a mudança e não queremos a austeridade. É o que o povo quer, é o que ele [o marido] quer e o que todos nós queremos." Mais, reiterou, "o que ele quer é estar numa Europa que possa ser democrática, que respeite o voto do povo e a democracia".