"Em 2014 Messi nem devia ter sido finalista, mas em 2015 esteve imparável e vai ganhar"

Lothar Matthaus foi campeão europeu e mundial pela Alemanha, ganhou sete campeonatos pelo Bayern Munique e também brilhou no Inter de Milão. Agora entrega a Bola de Ouro a Messi
Publicado a
Atualizado a

Começando pela questão óbvia: Messi, Ronaldo ou Neymar?

Nesta edição, Messi. Só lhe faltou um título com a Argentina, pois o Chile ganhou a Copa América, mas no Barcelona fez um ano fantástico. Se não estamos num ano de Mundial, quem ganha a Liga, a Taça e a Liga dos Campeões recebe a Bola de Ouro. Neymar ganhou os mesmos títulos, mas não está ainda ao nível de Messi. Já Ronaldo fez uma grande época a nível individual, mas o Real Madrid não conquistou títulos, por isso não deve ter hipóteses de ganhar.

Ronaldo ganhou as duas últimas edições. O que lhe faltou para ser favorito à terceira consecutiva?

Só pode ganhar um. Se Messi ganhou a Liga dos Campeões, o campeonato e a Taça no Barcelona, o Ronaldo não podia ganhar nada no Real Madrid. Fez uma época fantástica, com muitos golos, mas o Real passou por uma mudança de treinador e não conseguiu títulos. Ronaldo tem condições para ganhar mais Bolas de Ouro, mas tem de conseguir mais títulos do que Messi. Em 2016 vai ter o Europeu, Messi não - nem Neymar -, por isso pode ter vantagem.

Sendo a Bola de Ouro um prémio individual, faz sentido considerar tanto os títulos conquistados?

Claro. Ninguém se recorda de um grande jogador que não tenha ganho títulos. Mas se estamos a falar de Messi, falamos não só do melhor jogador como de muitos títulos. Messi e Ronaldo são dois fenómenos, os melhores do planeta, mas quando Messi ganha tudo num ano e Ronaldo não consegue títulos não há discussão. Há um ano Ronaldo ganhou a Liga dos Campeões e foi um justo vencedor. Se bem que o Neuer também merecia, mas como era guarda-redes...

Os defesas e guarda-redes continuam a ser os injustiçados neste prémio?

No caso de Neuer, sem dúvida. O Ronaldo mereceu a Bola de Ouro de 2014, mas por mim quem ganhava era o Neuer. Não é por ser alemão. Neuer ganhou o Mundial, que é o topo do futebol. Quem ganha o Mundial chega ao topo. Além disso, o Neuer reinventou a posição de guarda-redes. Dizem que ele tem um bocado de Beckenbauer e é verdade, tornou-se um guarda-redes único. Infelizmente para ele estamos na era de Messi e Ronaldo, e enquanto eles estiverem ao mais alto nível dificilmente haverá oportunidades para outros. No ano passado, por exemplo, Messi nem devia ter sido finalista, mas neste ano esteve imparável e merece vencer.

Curiosamente, foi eleito o melhor jogador do Mundial 2014...

Acho que nem ele concordou. O melhor tinha que ser da seleção alemã, que foi quem conquistou o Mundial. Acabou por ficar o Thomas Müller com a Bola de Prata, o que foi injusto. Mas sinceramente, Robben [Bola de Bronze no Mundial 2014] merecia ter sido um dos finalistas para a Bola de Ouro. Recuperou de lesões e após viver um período difícil no Chelsea e no Real Madrid tornou-se um ícone em Munique.

Defendeu que a Bola de Ouro tem de ser para quem ganha o Mundial. Mas em 1990...

Já sei o que vai perguntar, ganhou o Salvatore Schillaci e eu fiquei em segundo. Já se falou muito sobre isso. Consegui o mais importante, que era ser campeão do mundo pelo meu país. Disputei três finais consecutivas e só à terceira consegui. Foi uma honra e é isso que vou recordar para sempre. Todos vão sempre saber quem ganhou aquele Mundial, mas se calhar já nem todos se lembram de quem foi eleito o melhor jogador. Além disso, depois acabei por ganhar eu a Bola de Ouro, à frente do Salvatore.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt