Elvira Fortunato premiada pela Academia Europeia das Ciências
A investigadora Elvira Fortunato foi distinguida pela Academia Europeia das Ciências com o prémio Blaise Pascal Medal for Materials Science 2016. O galardão será entregue à professora e investigadora da Universidade Nova de Lisboa numa cerimónia que terá lugar em Bruxelas, a 19 de novembro.
Com esta distinção, "em reconhecimento dos contributos" da investigadora "para a ciência e a tecnologia e a promoção da excelência na investigação e educação", Elvira Fortunato ganha também o estatuto de Fellow daquela academia.
Já este ano a investigadora portuguesa - juntamente com Rodrigo Martins, que dirige o Departamento de Materiais, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa - foi nomeada para o Prémio Europeu Inventor 2016, pelo Instituto Europeu de Patentes.
O grupo de Elvira Fortunato é um dos três finalistas designados para este prémio na categoria de Investigação, pela invenção dos transístores de papel, que têm "o potencial de aplicar a tecnologia eletrónica "inteligente" a áreas completamente novas do dia-a-dia", justificou o Instituto Europeu de Patentes. O vencedor será conhecido a 9 de junho.