Ella mostra-nos o prazer de comer noodles de curgete

A inglesa Ella Woodward mudou a sua alimentação e estilo de vida depois de ter uma doença grave
Publicado a
Atualizado a

Lentilhas à bolonhesa. Chili de feijão preto. Noodles de curgete com pesto de abacate. Caril de couve-flor e batata. Brownies de batata-doce. Acha que estes pratos são estranhos? A cozinheira Ella Woodward, criadora destas receitas saudáveis, garante que apesar de serem vegetarianas, sem glúten e sem açúcar, estas são deliciosas. Prove-as e surpreenda-se. "Eu gosto de comer, é algo que sempre me deu prazer. Agora como comida saudável mas queria que me continuasse a dar prazer, tinha de ser algo saboroso", explica a inglesa, de 24 anos, que na semana passada esteve em Portugal para o lançamento do seu livro de receitas, As Delícias de Ella, editado por cá pela Lua de Papel.

Em miúda, "era a minha mãe que cozinhava e fazia a comida tradicional, assados, lasanha, carbonara, esse tipo de coisas". As refeições eram momentos importantes para a família, quando todos se reuniam à volta da mesa e conversavam. Apesar disso Ella nunca se preocupou muito com o que comia. "Comia qualquer coisa." E, na juventude, comia sobretudo "porcarias", incluindo muitos doces e muita comida processada. Até que, no verão de 2011, adoeceu. "Passei quatro meses em hospitais e mesmo depois disso muito tempo na cama, doente", lembra. Tinha 19 anos e uma doença rara que estava impedi-la de ter uma vida normal. "Nenhum dos tratamentos aconselhados pelos médicos estava a funcionar e comecei à procura de outras soluções." Nas suas pesquisas, encontrou a americana Kris Carr. "Foi uma inspiração. Implicava uma mudança na dieta e em todo o estilo de vida. E eu pensei: porque não experimentar? Não tinha nada a perder. Estava bastante desesperada."

Começou a cozinhar, experimentando ingredientes e receitas. "Experimentando, experimentando." Os efeitos na sua saúde não se fizeram esperar. E Ella ficou tão feliz por conseguir fazer comida saudável e saborosa que começou a partilhar as receitas num blogue, a que chamou Deliciously Ella.

"A primeira coisa a fazer é mudar a maneira de pensar. Em vez de dizerem não posso comer isto, não posso comer aquilo, não, não, não - o que é meio caminho para falhar - têm de pensar de maneira positiva: vou comer algo saudável e saboroso, vou experimentar algo novo, vou encontrar o equilíbrio na minha vida." E a partir daí fazer pequenas mudanças - introduzir legumes variados e fruta, comer aveia ao pequeno-almoço em vez dos cereais açucarados, arroz integral em vez de arroz branco... - e ir redescobrindo o prazer. Porque, para Ella, não se trata de comer menos calorias ou emagrecer, mas antes de ser saudável: "Comer bem não tem que ver com fazer dieta nem com passar fome, é comer o que nos faz bem." E, ainda por cima, comida deliciosa.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt