Eliminação chocante em Varsóvia reforça carga dramática do dérbi
O Sporting acrescentou mais drama ao dérbi do próximo domingo na Luz, ao sair inesperadamente derrotado da Polónia, por 1-0, no seu último jogo da Liga dos Campeões. O que fez com que esta visita ao Legia de Varsóvia tenha sido também a última partida europeia da época para a equipa de Jorge Jesus, sepultando desde já um objetivo assumido ainda há poucos dias pelo presidente leonino, Bruno de Carvalho, de tentar marcar presença na final da Liga Europa - prova para a qual o Sporting "deveria" ter-se apurado ontem, bastando para tal não perder no terreno da equipa mais frágil do grupo.
Acontece que este jogo com o Legia surgiu perigosamente colado ao transcendental dérbi do próximo domingo, que decide a liderança da liga portuguesa na Luz frente ao grande inimigo histórico. Uma "ratoeira" do calendário a convidar ao desastre. E Jorge Jesus não conseguiu evitar a distração.
O técnico leonino tinha deixado já um sinal perigoso na conferência de imprensa da véspera, ao anunciar uma equipa "90% focada neste jogo", abrindo espaço à distração com esse Benfica-Sporting no horizonte. E confirmou-o com a equipa que fez entrar em campo, recuperando um experimentalismo que tinha tido apenas um ensaio sem grandes resultados frente ao Borussia Dortmund (apesar de uma exibição até interessante): três centrais, com Paulo Oliveira a juntar-se a Coates e Ruben Semedo, e desviando Bruno César para um inóspito papel de lateral/ala direito (confirmando o brasileiro como o bombeiro de serviço das experiências do técnico).
E se os leões até ensaiaram um bom começo, instalando-se no meio-campo do Legia a tentar desenhar um futebol ofensivo com várias trocas posicionais, rapidamente os polacos descobriram os espaços vazios deixados nas laterais leoninas pela indefinição do sistema tático escolhido por Jesus.
Aos seis minutos, na primeira investida do Legia, Prijovic fez entrar a bola pela primeira vez na baliza de Rui Patrício, mas em posição de fora de jogo. O golo não contou, mas instalou a dúvida nos jogadores Sporting, que sentiram o aviso e passaram a atacar com menos entusiasmo frente ao muro polaco - sim, porque o Legia não se preocupou em assumir uma posição submissa no jogo, à procura de surpreender os leões no futebol direto em contra-ataque.
Aos 26 minutos Prijovic voltou a avisar, com um remate às malhas laterais, e à terceira foi de vez, com o avançado suíço a servir o brasileiro Guilherme, um jogador que acabou de se formar no Sp. Braga e ainda passou cinco temporadas em Portugal. E o Legia até já tinha avisado da sua capacidade para fazer golos a qualquer equipa, depois de ter feito três ao Real Madrid e quatro ao B. Dortmund (aliás, marcou em todos os jogos que fez desde a derrota em Alvalade).
Sem segurança atrás e com uma confusa "mixórdia" no ataque (Gelson e Markovic nunca se sentiram cómodos nas posições interiores), o ensaio tático de Jorge Jesus neste jogo foi um fracasso. E acabou por obrigar o Sporting a um esforço (físico e mental) redobrado quando a ideia inicial era conseguir sair de Varsóvia com uma boa reserva de energia para o dérbi.
Depois de dar a hora inicial de avanço com um sistema equivocado, Jesus repôs a normalidade, com a entrada de um lateral (Esgaio) e colocação de Gelson no seu lugar natural de extremo direito. O Sporting melhorou, inevitavelmente, e aproximou-se mais daquela versão compressora que todos reconhecem a esta equipa. Mas já foi tarde de mais. Primeiro porque foi traída pelo desperdício do brasileiro André, por duas vezes (além de um penalti esquecido pelo árbitro, por mão de um defesa polaco). Depois, porque William Carvalho resolveu aumentar o pesadelo com uma expulsão infantil. E o jogo acabou com Rui Patrício a ter de salvar por duas vezes o segundo golo ao Legia, que acabou por carimbar a sua primeira vitória na Liga dos Campeões e garantir um inesperado bilhete para os 16 avos de final da Liga Europa.
Já o Sporting, que continua sem ganhar um jogo fora na Champions desde 2008, sai da Europa futebolística já em dezembro (como em 2012/13, com... Vercauteren) e vê aumentar de forma dramática a importância do dérbi na Luz.