Edward Snowden eleito reitor dos alunos da Universidade

O antigo analista da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos que revelou a vigilância norte-americana de comunicações de telefone e internet, foi hoje eleito reitor da Universidade de Glasgow, na Escócia.
Publicado a
Atualizado a

O analista foi nomeado por um grupo de estudantes da universidade, uma das mais antigas do Reino Unido, para ocupar o cargo de "reitor de estudantes", um cargo de representação de alunos que já foi, no passado, desempenhado por alguma personalidade política.

"Contamos com uma orgulhosa e virtuosa tradição de enviar mensagens significativas através dos nossos reitores e hoje expusemos novamente esta ideia, demonstrando ao mundo que não permanecemos apáticos em relação a importantes assuntos como os direitos democráticos", disseram os alunos, num comunicado divulgado hoje.

Nesta nota, estes alunos acrescentaram ter prestado a Edward Snowden e a outros "valentes informadores" a sua solidariedade para com eles, "sem importar onde se encontrem".

Snowden encontra-se temporariamente em regime de asilo num local desconhecido na Rússia, após os Estados Unidos reclamarem a sua entrega, acusando-o de espionagem e roubo por revelar documentos classificados de programas de ciberespionagem da NSA norte-americana.

Na votação, que decorreu na segunda-feira e hoje, o antigo analista da NSA impôs-se a três aspirantes ao mesmo lugar: o ciclista Graeme Obree, o escritor Alan Bissett e o reverendo Kelvin Holdsworth.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt