Eduardo Serra é o candidato português ao Prémios Fénix
A decisão foi dos membros da Academia Portuguesa de Cinema como reconhecimento pelo "currículo ímpar" do diretor de fotografia e cineasta, ao longo de quatro décadas, refere um comunicado da Academia, divulgado hoje.
O Fénix foi instituído em 2013 e visa projetar o cinema ibero-americano no mundo, assim como reconhecer o trabalho de quem se dedica às artes cinematográficas na América Latina e na Península Ibérica.
O prémio será entregue, em outubro próximo, na Cidade do México, numa cerimónia que conta com 500 convidados, entre os quais realizadores, diretores, atores, personalidades da cultura e do espetáculo, entre outros. O evento será transmitido em direto pelo canal de televisão mexicano E! Entertainment, acrescenta o documento da Academia Portuguesa de Cinema.
Eduardo Serra é o único diretor português de fotografia nomeado duas vezes para os Óscares, na categoria de melhor fotografia: "As asas do amor" (1997), com o qual venceu o Prémio da Academia Britânica de Cinema e Televisão (BAFTA), e "Rapariga com brinco de pérola" (2004).
Natural de Lisboa, onde nasceu a 02 de outubro de 1943, Eduardo Serra instalou-se em Paris, em 1963, depois de se ter envolvido em lutas estudantis quando frequentava o Instituto Superior Técnico.
Em 1966, licenciou-se em cinema, em Paris, pela École Louis-Lumière e, em 1970, em Letras -- História de Arte e Arqueologia, pela Universidade de Paris-Sorbonne. Começou a carreira profissional no cinema como assistente de imagem, tendo chegado à fotografia em 1980.
"Harry Potter e os talismãs da morte", "Harry Potter e os cálices da morte", "Therapy", "O Delfim", "O judeu", "Fado", "Diamante de Sangue", "Sem sombra de pecado" e "No coração da mentira" são filmes que constam do currículo do diretor de fotografia.
Roman Polansky, Peter Webber, Claude Chabrol, Patrice Leconte, David Yates, Edward Zwick, Carlos Saura e os protugueses João Mário Grilo, Luís Filipe Rocha, Fernando Lopes e José Fonseca e Costa são alguns dos realizadores com os quais tem trabalhado.
Eduardo Serra é membro da Academia Francesa de Cinema, à qual presidiu de 1996 e 1998, e da Associação Americana de Cinema. No 10 de junho de 2004, o então Presidente da República Jorge Sampaio agraciou-o com o grau de comendador da Ordem do Infante D. Henrique.
A Academia Portuguesa de Cinema faz parte do grupo de fundadores dos Prémios Ibero Americanos de Cinema Fénix, criados em 2013.