Edição 2013 do Festival de Sundance começa hoje
Uma das mais importantes mostras de cinema independente volta hoje à pequena cidade de Park City, no estado do Utah (EUA). Além das muitas estreias que terão lugar no festival durante os próximos dez dias, esta edição será também marcada pelo regresso de nomes que deram alguns dos seus primeiros passos em Sundance.
Um exemplo claro é o de Joseph Gordon-Levitt. O ator foi convidado para ser o mestre de cerimónias na entrega dos prémios do festival, no dia 26. E quatro anos depois de ter-se revelado enquanto realizador em Sundance com a curta-metragem Sparks, este ano apresentará no festival a sua primeira longa, Don Jon"s Addiction. Além de realizar, Gordon-Levitt escreve e protagoniza este filme sobre um homem obcecado com pornografia, com Scarlett Johansson e Julianne Moore.
Já Linda Lovelace, a atriz que se celebrizou em Garganta Funda (1972), será interpretada por Amanda Seyfried no filme Lovelace, da dupla Rob Epstein e Jeffrey Friedman, que se estreia em Sundance. James Franco e Sharon Stone integram o elenco.
Mas uma das mais mediáticas estreias que terão lugar este ano no festival é o biopic de Steve Jobs, realizado por Joshua Michael Stern. jOBS, o filme em que Ashton Kutcher veste a pele do criador da Apple, vai ser o filme da noite de encerramento.
Será em Sundance que Richard Linklater apresentará a última "peça" da sua trilogia, que começou com Antes do Amanhecer (1995). O romance entre Jesse (Ethan Hawke) e Celine (Julie Delpy) prosseguiu depois com Antes do Anoitecer (2004) e agora será concluído em Before Midnight.
Da competição oficial faz parte Kill Your Darlings, a estreia do cineasta John Krokidas, na qual o protagonista da saga Harry Potter, Daniel Radcliffe, veste a pele do poeta Allen Ginsberg, num novo olhar sobre a geração beat. Kill Your Darlings tem sido umas longas em competição em Sundance a suscitar maiores expectativas, ao lado de Ain"t Them Bodies Saints, de David Lowery, no qual Casey Affleck e Rooney Mara interpretam um casal do Texas que vive à margem da lei. O filme tem sido comparado a Noivos Sangrentos (1973), de Terrence Malick, e Bonnie e Clyde (1967), de Arthur Penn.
Até dia 27 vão ainda estrear-se em Sundance vários documentários. Entre eles The World Acording to Dick Cheney, de R. J. Cutler e Greg Finton, sobre um dos mais controversos políticos da história recente dos EUA. O caso das Pussy Riot será ainda apresentado em Pussy Riot - A Punk Prayer, de Mike Lerner e Maxim Pozdorovki. O músico Dave Grohl vai estrear-se como realizador com o documentário Sound City, sobre os estúdios históricos onde foram gravados Nevermind, dos Nirvana, ou Rumours, dos Fleetwood Mac.