Edgar Morin apresenta obra de Isabelle de Oliveira sobre lusofonia em Lisboa
A apresentação do ensaio de Isabelle de Oliveira está agendada para as 18:30 na Fundação Gulbenkian, em Lisboa.
Em comunicado, a organização do evento adianta que Edgar Morin, "em companhia de várias personalidades, irá apresentar esta obra sobre lusofonia e francofonia".
Edgar Morin, de 96 anos, "deverá falar sobre a importância e o alcance do universo lusófono no século XXI e sobre as pontes a criar com a francofonia no âmbito da globalização".
Entre as personalidades que vão estar presentes contam-se a ex-ministra da Saúde e ex-candidata presidencial Maria de Belém Roseira, o general Egídio dos Santos e o vice-presidente da African Reinsurance Corporation Aguinaldo Jaime.
Isabelle Oliveira é a diretora da Faculdade de Línguas Estrangeiras Aplicadas da Universidade Sorbonne-Paris III e tem escrito vários ensaios e textos sobre a elaboração e execução de políticas de promoção internacional da Língua Portuguesa.
Nascido a 08 de julho de 1921, em Paris, Edgar Morin tem assinado, ao longo das décadas, múltiplos trabalhos nas áreas da sociologia, política, filosofia, entre muitas outras.
De acordo com a biografia existente na página do centro a que deu nome, foi investigador do Centro Nacional de Investigação Científica, em França, entre 1950 e 1989, tendo sido diretor de investigação em 1970.
Doutor 'honoris causa' por dezenas de universidades mundiais e premiado ao longo da carreira, a sua presença em Portugal esteve prevista para o Lisbon & Estoril Film Festival de 2014, mas acabou por não se concretizar.