Ed Sheeran enfrenta novo processo por plágio, desta vez de canção de Marvin Gaye
O cantor britânico Ed Sheeran está a ser alvo de um processo por ter alegadamente plagiado a canção Let's Get It On, de Marvin Gaye. Os herdeiros do coautor da canção, Ed Townsend, acusaram esta terça-feira Ed Sheeran de ter copiado alguns elementos do êxito de 1973 Let's Get It On no seu single, Thinking Out Loud.
O processo por infração de copyright foi iniciado pelos herdeiros de Ed Townsend, que colaborou na escrita da letra de Let's Get It On e criou o arranjo musical, de acordo com a queixa que foi feita num tribunal federal nova-iorquino. O processo, que pede que um julgamento com júri decida qual o valor monetário da infração, argumenta que as progressões harmónicas e os elementos melódicos e rítmicos que são centrais em Let's Get It On formam a estrutura de Thinking Out Loud, de Sheeran.
"Os acusados copiaram o 'espírito' de Let's e repetiram-no continuamente ao longo de Thinking", lê-se no processo. "As composições melódicas, harmónicas e rítmicas de Thinking são substancialmente e/ou notavelmente parecidas com a composição da percussão de Let's".
No princípio do ano passado, antes de ter sido levantada publicamente a questão de possíveis semelhanças entre estas duas canções, uma banda norte-americana, Home Free, já tinha publicado no YouTube um mash-up dos dois temas, em que misturavam elementos de um e outro, que se tornou muito popular.
[youtube:Mm9G-tWrxNs]
A canção Thinking Out Loud venceu o prémio de Canção do Ano nos Grammies de 2016 e chegou ao topo das tabelas de vendas em vários países. Passou um ano inteiro no Top 40 do Reino Unido e já foi ouvida mais de mil milhões de vezes no YouTube. Pode ouvir o single abaixo.
[youtube:lp-EO5I60KA]
Let's Get It On, por sua vez, foi lançada pelo cantor Marvin Gaye no álbum homónimo de 1973. A canção, assim como o álbum onde está integrada, foi considerada fundamental na construção de um novo estilo de música Motown para os anos 70. Pode ouvir Let's Get It On abaixo.
[youtube:x6QZn9xiuOE]
Este processo chega apenas dois meses após os compositores Martin Harrington e Thomas Leonard terem iniciado um processo contra Sheeran por ter alegadamente copiado "nota por nota" a sua canção de 2009, Amazing, no single Photograph.
No ano passado, a família de Marvin Gaye foi bem-sucedida ao processar Robin Thicke e Pharrell Williams por infração de copyright num outro caso, relacionado com a canção Blurred Lines, que lhes valeu 7.4 milhões de dólares (cerca de 6.6 milhões de euros).
[artigo:4447781]
Os representantes dos acusados, Ed Sheeran, a Sony/ATV Music Publishing e a Atlantic Records, não responderam imediatamente aos pedidos da agência Reuters.