"É uma grande vitória para a Europa"
Os principais representantes das instituições da União Europeia comemoraram hoje a assinatura, na conferência de Paris, do primeiro acordo global sobre o clima, um marco histórico que "dá esperança e futuro".
"Um acordo histórico! Depois de tantos anos de esforços sem tréguas esta é uma grande vitória para a Europa", afirmou o comissário europeu de Ação para o Clima e Energia, Miguel Arias Cañete, numa mensagem divulgada na rede social Twitter.
[twitter:675745201579761665]
O presidente do Parlamento Europeu, Martim Schulz, afirmou na mesma rede: "Há um mês, Paris foi testemunho do terror e do ódio. Hoje a comunidade internacional alcançou, na COP21, um acordo sobre o clima que dá esperança e futuro".
[twitter:675749368306270208]
Representantes de 195 países e da UE estiveram em Paris duas semanas a negociar um acordo global para a redução das emissões de gases com efeito de estufa, de modo a limitar o aumento da temperatura média do planeta e evitar os fenómenos extremos, como ondas de calor, secas, cheias ou subida do nível do mar.
Um dos principais pontos deste acordo prevê limitar a subida da temperatura a 1,5 graus centígrados, em relação à era pré-industrial, para garantir a sobrevivência da maioria dos países vulneráveis.