É uma delícia e vem de Azeitão. Sabe do que estamos a falar?

Se já está a pensar no requeijão de ovelha de Azeitão, acertou. De sabor suave e massa aveludada, é a melhor forma de terminar uma refeição, quando o que procuramos é algo leve mas guloso. E a boa notícia é que é ótimo para o nosso organismo.
Publicado a
Atualizado a

Rico em proteínas e com um teor de gordura moderado, o Requeijão de Ovelha de Azeitão pode ser incluído numa alimentação equilibrada, completa e variada. O que é muito bom saber, já que apesar de ser um requeijão de sabor e textura leves não deixa de ser uma verdadeira tentação.

Em Azeitão, há uma queijaria que se destaca particularmente na produção deste pedacinho de céu: a Queijaria Artesanal Simões. Com décadas de experiência nesta arte, e um autêntico amor ao queijo ao requeijão, a Queijaria Artesanal Simões, encabeçada pelo "mestre" Simões, todos os dias arregaça as mangas para não deixar morrer esta tradição típica de Azeitão e levá-la, no seu melhor, à mesa dos portugueses. Com vários prémios nacionais e internacionais, de 1992, a Queijaria Artesanal Simões produz o Requeijão de Ovelha de Azeitão Continente Seleção, um produto inconfundível graças ao carinho e dedicação que oferecem a cada requeijão que sai da fábrica.

Suave no sabor e massa aveludada, características que nos apaixonam no Requeijão de Ovelha de Azeitão Continente Seleção começam nas encostas da Serra da Arrábida. É aos pastores de ovelhas da região que a Queijaria Artesanal Simões compra 100% do leite que vai dar origem ao requeijão. Com uma extraordinária e exuberante flora, são as características únicas da extensa linha de montes e vales ao longo da península de Setúbal que vão dar origem ao sabor sem igual do Requeijão de Ovelha de Azeitão Continente Seleção.

A Queijaria Artesanal Simões orgulha-se de, passado anos de existência e reconhecimento no mercado, manter o típico processo artesanal de fabrico na fábrica. Sentem que só assim é possível conservar o sabor que adoramos, assim como a tradição que está na base da sua paixão. Por isso, após a recolha do leite, é à maneira antiga que dão início à fase seguinte: o aquecimento do leite cru em banho-maria.

Depois disso, é tempo de juntar sal e uma infusão de cardo, algo fundamental para o processo de coagulação. De seguida, inicia-se o corte da coalhada e é escorrido grande parte do soro através do repouso da massa e com ajuda de um pano. É este soro que é utilizado para fazer o Requeijão de Ovelha de Azeitão Continente Seleção.

Já a coalhada vai seguir o processo de fabrico para dar origem ao famoso Queijo de Azeitão DOP Continente Seleção. Podemos, assim dizer que o requeijão de Ovelha de Azeitão não existiria sem o Queijo de Azeitão DOP, já que se trata do aproveitamento de um excedente do processo do fabrico do queijo, o soro.

Assim nasce o requeijão que adoramos, perfeito para terminar em beleza uma refeição ou para um snack a meio do dia. Um momento de prazer que, com a devida moderação, é também uma opção a ser incluído numa dieta equilibrada.

Para uma autêntica experiência gourmet, vale a pena juntar nozes, mel ou doce de abóbora ao Requeijão de Ovelha de Azeitão Continente Seleção. Acompanhe com um copo de vinho Chafariz Dona Maria Regional Península de Setúbal Branco. Vindos da mesma região e com uma cor similar, o sucesso desta combinação deve-se ainda ao corpo leve do vinho e à sua riqueza aromática, com notas frutadas e tropicais.

Não faltam razões para fazer do seu próximo snack um verdadeiro momento de prazer, com o Requeijão de Ovelha de Azeitão Continente Seleção - não acha?

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt