E de Pneus se criam acessórios
O que têm os pneus de automóvel a ver com o mundo da moda? À primeira vista, absolutamente nada. Mas António Macedo, um estilista de calçado de Braga, acreditou que sim e transformou mesmo a sua ideia num lucrativo nicho de mercado. O empresário transforma as câmaras de ar em acessórios de moda tão diversos como malas de senhora, carteiras de homem, porta-moedas, porta-chaves, ganchos de cabelo, enfim, uma série de produtos de uma colecção em desenvolvimento constante. A empresa é a Footnote, com sede em Braga, e By us é a marca criada especificamente para estes produtos.
Os artigos produzidos a partir de câmaras de ar permitiram ao estilista lançar-se no mundo dos negócios por conta própria, ao mesmo tempo que exerce uma filosofia de vida: contribuir para a preservação do planeta através da reutilização daquilo que poderia ser um desperdício, a borracha, para a criação de artigos amigos do ambiente.
Aliás, foi precisamente de uma conversa ao jantar com um amigo que tem uma oficina de recauchutagem de pneus que surgiu a ideia do negócio. "Falava-me ele que a actividade gerava um grande desperdício de câmaras de ar e que não tinha como resolver o problema dos resíduos", explica António Macedo.
Especializado no sector do calçado, onde passou por várias empresas, designadamente multinacionais, e formado em estilismo e gestão, o designer acreditou que poderia estar aí o segredo para o "arranque a solo" que vinha programando. Na mesma altura em que arranca com a Footnote, com a intenção de funcionar como agente de empresas de calçado, António Macedo termina os primeiros ensaios com as câmaras de ar e desenvolve os primeiros três modelos de malas de senhora. "A borracha não faz parte do universo dos materiais habituais mas a indústria de calçado usa muitos outros sintéticos e eu tive curiosidade em ver como se comportava este material. Além do mais, eu não costumo parar à espera de que as coisas me caiam em cima, por isso, esta foi apenas mais uma etapa de um brainstorming constante", diz o estilista.
Hoje, a Footnote produz e comercializa uma colecção composta por 57 modelos, aplicando a sua filosofia de "aproveitamento de desperdícios", para evitar resíduos, também à sua própria actividade. "Os porta-chaves foram criados precisamente para aproveitar ao máximo a borracha, utilizando as sobras da produção, depois de devidamente trituradas, para o enchimento dos ditos chaveiros". Mas o alargamento da gama de produtos levou a que venda hoje desde bolsas para tabaco de enrolar, tão em voga, porta-CD, lápis ou garrafas, bolsas de cintura, chapéus, cintos, e até candeeiros de mesa e de pé, almofadas (com o aproveitamento de espumas dos estofadores e de fatos descartáveis de médicos, depois de devidamente tratados) e puffs, fabricados em tecido de cânhamo e com aplicações de borracha.
Apesar do crescimento do negócio - conta já com 12 a 15 clientes em Portugal e vários na Holanda e em Itália -, António Macedo continua a moldar sozinho a borracha. E não sente, para já, necessidade de contratar pessoal.