Dupla lusa mantém-se na luta para ir à final na classe 49er
Depois de, no primeiro dia, terem terminado em 2º geral, só tendo à frente a hiper-favorita dupla de velejadores neozelandezes Peter Burling/Blair Tuke, Jorge Lima e José Costa caíram para 11º lugar no segundo dia do torneio, sábado, e, hoje, para 13º lugar.
Com 83 pontos, estão no entanto só a dois pontos do 10º lugar e isso permite-lhes sonhar com a possibilidade de acederem à regata das medalhas, à qual só chegam os dez primeiros na geral, e que está marcada para ser disputada na quinta-feira, às 13.05 (hora de Portugal continental).
Os atletas fizeram hoje três regatas - cada uma com pouco menos de meia hora - e os portugueses chegaram a estar em 17º lugar na geral, fruto de um 12º lugar na primeira corrida do dia e de um 19º na segunda. Mas na terceira do dia - e 9ª do torneio - conseguiram um quarto lugar, pelo que subiram para 13º na geral. Amanhã, se estiverem reunidas as condições meteorológicas necessárias, terão lugar as três corridas decisivas antes da regata final.
Peter Burling e Blair Tuke continuam categoricamente à frente, com 21 pontos (o número de pontos por regata é igual ao lugar na classificação e no final das 12 corridas descarta-se um resultado, o pior).
Seguem-nos a dupla alemã Erik Heil / Thomas Ploessel (39 pontos) e em terceiro vai a equipa australiana Nathan OutteridgeIain/Iain Jensen (54 pontos).