Duas portuguesas no Festival de Salzburgo
A pianista Maria João Pires e o soprano Elisabete Matos irão participar no próximo Verão no Festival de Salzburgo, evento anual que decorrerá entre os dias 27 de Julho e 30 de Agosto. O curioso (e desafortunadamente para quem é admirador de ambas...) é que ambas se apresentarão ao público no mesmo dia e à mesma hora!
O dia dessa coincidência é 12 de Agosto. Às 19.30, Maria João Pires subirá ao palco da Grande Sala da Fundação Mozarteum (cerca de 800 lugares de lotação), para, ao lado da Camerata de Salzburgo, interpretar o Concerto n.º 27, em sib M, KV595, de Mozart, o último concerto para piano deixado pelo compositor. Na direcção, o norte- -americano Kent Nagano (n. 1951), de quem a "nossa" maestrina Joana Carneiro "herdou" a Orquestra de Berkeley (Califórnia) de que é directora musical.
Quanto a Elisabete Matos, a cantora lírica portuguesa de maior projecção internacional, ela será rainha... por uma noite. Mas que rainha! Nada menos que a Lady Macbeth da ópera de Giuseppe Verdi (datada de 1847) segundo o poderoso drama de Shakespeare. Será no cenário fantástico da Felsenreitschule (algo como 'Escola de Equitação do Penhasco', a função original daquele local), frente a mais de 1400 espectadores.
Elisabete Matos substitui nessa récita (a 4.ª de um total de oito) o soprano russo Tatjana Serjan (já a (ou)vimos no São Carlos na Sancta Susanna de Paul Hindemith, no Ouro do Reno de Wagner e na Sinfonia n.º 14 de Shostakovitch), a qual tem na sanguinária rainha escocesa um dos seus papéis mais emblemáticos.
Esta produção está a suscitar um grande interesse, pois para além de ir ser dirigida por Riccardo Muti (Nápoles, 1941), um dos absolutos verdianos da actualidade, terá no consagradíssimo encenador alemão Peter Stein (n. 1937) o responsável pela concepção visual-teatral.
A programação completa do Festival pode ser consultada em www.salzburgerfestspiele.at.