Adolescente e menina de três anos resgatadas três dias após sismo na Turquia
Um adolescente foi resgatado após ter passado 58 horas nos escombros de um prédio que desabou e uma menina de três anos foi retirada manhã desta segunda-feira.
As equipas de emergência turcas conseguiram salvar 104 pessoas até à meia-noite de sábado, mas desde então só conseguiram resgatar corpos que estavam em seis edifícios que desabaram na sequência do sismo que causou mais de 900 feridos
YouTubeyoutubeGUbD4TMTk0g
A menina ficou presa com a mãe e três irmãos num prédio que desabou no bairro de Bayrakli, na periferia norte de Izmir, o único seriamente afetado pelo terremoto de magnitude 6,8.
A mãe e as duas irmãs gémeas foram salvas no sábado quando o corpo sem vida do irmão foi recuperado, e as equipas trabalharam desde então para chegar ao ponto onde a menina estava.
"Neste mesmo prédio ainda podem estar mais seis pessoas e as equipas vão continuar a trabalhar, sem perder a esperança, até encontrarem todos", disse um bombeiro.
A magnitude do sismo foi avaliada em 7 na escala de Richter pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos e em 6,8 pelo centro sismológico turco Kandilli.
Desde a manhã de sexta-feira, momento do sismo, já ocorreram mais 812 abalos secundários, 40 deles com magnitude superior a 4.
O terramoto foi sentido numa vasta área, tendo sido notado em várias cidades da Bulgária e na vizinha ilha grega de Samos, onde causou a morte de dois jovens.