Duarte Lima julgado por júri mas sem estar presente no julgamento

Ex-deputado do PSD vai ser julgado no Brasil pelo homicídio de Rosalina Ribeiro por um tribunal popular.
Publicado a
Atualizado a

O juiz de instrução do Tribunal de Saquarema, no Brasil, acedeu ao pedido de Duarte Lima: o ex-deputado do PSD vai ser julgado no Brasil pelo homicídio de Rosalina Ribeiro por um tribunal popular, semelhante ao tribunal de júri em Portugal.

O também advogado Duarte Lima está acusado pela morte de Rosalina Ribeiro, ocorrida em 2009. No dia 13 de abril, a defesa do arguido fez saber que queria que o caso chegasse a julgamento, de forma a que ficasse provada a sua inocência e não fosse uma mera vitória de secretaria. Mais: pedia ao juiz de instrução para ser julgado por um júri composto por cidadãos nomeados pelo Estado.

O seu advogado enviou na altura um requerimento ao juiz Ricardo Pinheiro Machado da 2.ª Vara Criminal da comarca de Saquarema a pedir para que seja designada "dentro da maior brevidade possível, data para a realização do julgamento do Dr. Domingos Duarte Lima perante o júri".

Por isso, apesar de garantir ainda não ter sido notificado, o advogado João Ribeiro Filho mostra-se agora satisfeito com esta decisão. "Fico muito satisfeito, porque foi o que nós pedimos. O juiz acolheu o nosso pedido para levar a júri e para terminar esse processo", sublinhou à agência Lusa, manifestando-se convicto de que Duarte Lima será absolvido do crime de homicídio.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt