"Downton Abbey". Criador quer spin-off com Mr. Carson e Mrs. Hughes

Além de um filme, a trama britânica pode originar uma série centrada no casal de empregados
Publicado a
Atualizado a

A mais popular e aclamada série britânica da memória recente está longe de chegar ao fim. A sexta e última temporada de Downton Abbey pode ter feito as suas despedidas no final do ano passado, mas o legado da série de época centrada na família aristocrata Crawley e sua equipa de empregados, que retrata assim o panorama socioeconómico e político do Reino Unido nas décadas de 1910 e 1920, tem duas portas abertas à sua frente.

Se a adaptação da trama da ITV, transmitida entre nós na Fox Life, às salas de cinema é uma forte possibilidade que tem sido discutida nos últimos meses, o criador da série, Julian Fellowes, confessou agora durante uma conferência para os media nos EUA que tem interesse em criar um spin-off centrado no casal de serviçais Mr. Carson e Mrs. Hughes, que deram finalmente o nó no final da sexta temporada. "Consigo imaginar um spin-off com Carson e Mrs. Hughes a gerirem um hotel B&B [termo que designa bed and breakfast, pernoita e pequeno-almoço]", disse Fellowes. O produtor-executivo da série, Gareth Neame, que estava ao seu lado na conferência, concordou com a ideia. "Mas no spin-off eles seriam donos da sua propriedade e ele pede-lhe para lhe fazer o jantar todas as noites. Adorava ver essas cenas na série", frisou Neame, acrescentando: "Mr. Carson voltaria à mansão no futuro, durante a década de 60, e Master George [o filho de Lady Mary, interpretado pelo pequeno Zac Barker] seria o conde de Grantham. Ele não teria empregados, talvez apenas dois, e tentava sozinho gerir a propriedade. Ou talvez a tivesse transformado num parque temático", contou o produtor, entre risos.

A concretizar-se, a ideia de Fellowes não é inocente ou aleatória. O mordomo interpretado por Jim Carter (que já valeu ao ator três nomeações nos Emmy) e a governante à qual dá vida a atriz Phyllis Logan são duas das personagens mais populares e acarinhadas da série. Prova disso foi a reação nas redes sociais ao casamento entre os dois. Ou até mesmo a página de fãs do Facebook criada em homenagem a esta dupla de empregados de Downton Abbey e que soma quase nove mil admiradores.

Da parte de Jim Carter, o desafio de um spin-off seria provavelmente aceite. Numa entrevista ao DN em 2012, o ator contava que é fascinado pelos anos 1910 e 1920, que descreve como "a era do respeito e dos valores"."Sou um grande admirador de boas maneiras. E além disso, uma vida sem telemóveis seria simpática. Quando filmamos no Castelo Highclere, é ótimo porque não apanhamos rede e somos obrigados a guardar e esquecer o telemóvel. É fantástico" disse Carter.

Quanto a um futuro filme de Downton Abbey, o criador Julian Fellowes já disse que tem interesse na ideia e que tudo depende da agenda profissional do elenco nos próximos tempos. "Se não conseguirmos um número suficiente de atores disponíveis, não iria funcionar. Mas da minha parte, sou completamente a favor", adiantou o criador.

Numa entrevista exclusiva ao DN no final do ano passado, Michelle Dockery - que divide o protagonismo da série com a veterana Maggie Smith - dizia que esta "é a altura certa para dizer adeus". Mas acredita que a porta continua aberta. "É uma decisão inteligente. É preferível sair em alta e deixar os espectadores a desejar mais. Com a especulação de um futuro filme, nota-se que as pessoas ainda não estão prontas para terminar o elo com a série. Há potencial para um filme mas ainda não recebi essa chamada telefónica", ria-se a atriz.

Leia mais na edição impressa ou e-paper do DN.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt