"Dortmund e Bayer favoritos, mas na defesa podem tremer"
Em 15 jogos na Alemanha, o FC Porto perdeu oito e venceu apenas três. Já o Sporting em receções contra equipas alemãs triunfou apenas duas vezes em 12 partidas. Dragões e leões têm más memórias da maior parte das eliminatórias europeias contra formações teutónicas, mas Lotthar Matthäus, antigo futebolista do Bayern e campeão do mundo de seleções, admite que as equipas lusas podem protagonizar uma surpresa, embora sem retirar o favoritismo aos seus compatriotas.
O FC Porto nunca jogou no reduto do Dortmund, enquanto o Sporting conta com duas receções ao Bayer Leverkusen, ambas na Liga dos Campeões. Em 1997 os leões, com Octávio Machado no banco e Simão no ataque, perderam por 2-0. Quatro anos depois, desta vez com Augusto Inácio, os leões cederam um nulo.
"Tanto o Dortmund como o Bayern Leverkusen parecem-me ser equipas mais fortes. Só não lutam pelo título alemão porque o Bayern Munique está acima de todas as equipas. Mas na Liga Europa, sobretudo o Dortmund, são favoritos ao título", defende Matthäus, antigo Bola de Ouro, em antevisão ao DN.
Cuidado com Aubameyang
O Borussia Dortmund já leva 94 golos na corrente temporada, 53 dos quais na Bundesliga, partilhando o melhor ataque com o Bayern. Matthäus considera que será "muito difícil" o Dortmund não fazer golos ao FC Porto, mas que defensivamente os dragões poderão aproveitar alguma instabilidade do adversário. "Não têm a defesa mais forte do mundo. Têm Hummels, que é o melhor defesa. Pode jogar em qualquer equipa do mundo e até deve ir para a Premier League. Os restantes companheiros não são tão fortes, mas o ataque faz a diferença", elogiou.