Dona da MultiOpticas investe 7,3 ME em fábrica em Gaia
Em comunicado, o grupo, sediado na Holanda, adianta que a nova unidade fabril terá uma "importante componente tecnológica e de inovação" e irá produzir óculos graduados para exportação (cerca de 80% da produção) e para abastecer o mercado português.
"A nova unidade industrial vai permitir não só abastecer a rede de lojas do atual líder do mercado nacional (a MultiOpticas), como ainda vários países da União Europeia através de exportação com curtos prazos de entrega e envios diários", refere a empresa.
A opção pela instalação em Vila Nova de Gaia é justificada pelas "vantagens importantes a nível geográfico e logístico e à existência já no grupo, em Portugal, de uma base de conhecimento muito relevante em termos de recursos humanos formados para o efeito".
A nova unidade industrial vai ser operada por uma nova empresa recém-criada -- a GrandVision Supply Chain Portugal -- e implicará um investimento de cerca de 7,3 milhões de euros "em duas fases distintas", a última das quais "com uma componente logística elevada".
O grupo GrandVision, que reclama a liderança no retalho de ótica na Europa, dispõe de uma rede mundial de mais de 5.000 lojas em 41 países, contando com mais de 23.000 colaboradores diretos e uma faturação na ordem dos 2,8 mil milhões de euros.
Em Portugal, a GrandVision emprega 720 colaboradores nas 173 lojas das insígnias MultiOpticas, GrandOptical e Solaris e tem uma faturação anual de cerca de 85 milhões de euros.