Dois cantores e um grupo de Cabo Verde nomeados

Os cantores Tcheka e Elizió e a banda MC Malcriado, todos de Cabo Verde, foram nomeados para os Kora Awards 2009, o maior prémio de música de África, soube-se hoje na Cidade da Praia.
Publicado a
Atualizado a

Tcheka e Elizió estão na lista dos escolhidos para a categoria de "Melhor Artista de África", enquanto que os MC Malcriado estão na corrida para "Melhor Grupo na Diáspora".Tcheka, natural da Ribeira da Barca, concorre aos "Kora" com a música "Sabu", incluída no seu terceiro disco a solo, "Longi".

Elizió, cabo-verdiano radicado em França, experimentou o seu primeiro sucesso com a música "Make Love on Tempo", e já foi dançarino de "hip hop", tendo começado a cantar em 2001.Quanto aos MC Malcriado apresentam-se na corrida com a música 'Más amor', que interpretam conjuntamente com a cantora cabo-verdiana Mayra Andrade.

O grupo, integrado por cabo-verdianos radicados em França, é composto por Stumy Bugsy JP, Izé e Jacky Brown, tendo já cantado ao lado de importantes nomes da música do arquipélago, como Cesária Évora, Zeca Nha Reinalda, Philipe Monteiro, Ferro Gaita e Cubanito.

Os Kora All Africa Music Awards foram criados em 1994 pela Meridional ECA (Pty) Ltd., uma empresa da Namíbia, que mais tarde foi transferida para uma companhia sul-africana -- a Entertainment Southern Africa (Pty) Ltd.

Durante muitos anos, artistas e líderes políticos do continente protestaram pelo facto de a cerimónia de entrega dos prémios ocorrer sempre na África do Sul, razão pela qual esta edição é a primeira que muda de sede, concretamente para a Nigéria, no mês de Abril.

A votação já está a decorrer na Internet em www.koraawards.org.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt