Dois homens heterossexuais casaram-se para evitar impostos

Este foi o segundo casamento de O"Sullivan e o primeiro de Murphy
Publicado a
Atualizado a

Dois homens irlandeses casaram-se esta sexta-feira para evitar pagar cerca de 50 mil libras (56 mil euros) em impostos. O que tem este casamento de especial? Matt Murphy, de 83 anos, e Michael O"Sullivan, de 58, são ambos heterossexuais e amigos de longa data: decidiram casar-se quando descobriram quanto O"Sullivan iria ter de pagar para herdar a casa do amigo mais velho, conta o The Guardian.

Matt Murphy tenciona deixar a casa ao amigo, que é também quem cuida dele. "Conheço o Matty há 30 anos. Ficámos muito amigos quando me separei da segunda vez", contou O"Sullivan ao Irish Mirror.

Ao longo desses 30 anos passaram por momentos difíceis: O"Sullivan chegou a viver na rua e Murphy sofreu vários problemas de saúde. Há alguns anos o mais novo passou uns dias em casa de Murphy e acabou por ficar com ele e a tomar conta dele. Como o idoso não tinha dinheiro para pagar a um cuidador, concordaram que O"Sullivan podia fazer esse trabalho e ficar com a casa.

No entanto, os dois amigos perceberam depois que, para herdar a casa, O"Sullivan teria de pagar uma elevada quantia em impostos e que seria mesmo obrigado a vender a casa. A solução foi... casarem, já que o casamento entre pessoas do mesmo sexo é possível desde 2015.

"A igualdade pela qual as pessoas gays e lésbicas lutaram arduamente neste país, depois de terem sido discriminados, conseguiram-na para eles mas também para os outros", elogia O"Sullivan.

Segundo um ex-ministro da Justiça irlandês, Michael McDowell, disse ao Irish Times, o casamento é "perfeitamente legal".

Este foi o segundo casamento de O"Sullivan e o primeiro de Murphy. A cerimónia decorreu num registo civil em Dublim, seguida por um almoço num bar.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt