Doença misteriosa pode ser provocada por um vírus
"Segundo os resultados das nossas análises, uma percentagem significativa das amostras apresenta valores positivos de EV enterovírus 71", anunciaram a OMS e o Ministério da Saúde do Camboja numa declaração conjunta. O enterovírus 71 EV é uma forma mortal da doença mão pé boca, bastante comum na Ásia, mas o doutor Nima Asgari, especialista em saúde pública da ONU em Phnom Penh, afirmou que a doença nunca tinha sido identificada no Cambodja antes.
A OMS tinha lançado o alarme dia 2 de julho sobre a doença que começa com febre alta, sintomas respiratórios e neurológicos. Desde abril que a doença matou 52 crianças (em 59 casos registados) entre os 3 meses e os 11 anos, segundo números oficiais da OMS atualizados hoje.
O doutor Asgari afirmou que irão ser realizados mais testes para determinar se as vítimas tinham sido infetadas por outros vírus. A ligação ao enterovírus ainda é "significativa", disse. "Isso desmistifica enormemente a situação".
O pediatra Beat Richner, fundador do hospital caritativo Kantha Bopha que lidou com a maioria dos pacientes, por sua vez, fala em números diferentes: 64 casos no total, dos quais apenas dois sobreviventes. O médico revelou no domingo que 15 das 24 amostras analisadas foram positivas para a forma letal da doença. "Ainda temos que determinar a causa dos sintomas respiratórios e se estes estão ligados a um fator tóxico", escreveu num email enviado aos jornalistas no domingo.