Doce beijinho português vira bijuteria de autor

Publicado a
Atualizado a

"Ora dá cá um, e a seguir dá outro/Depois dá mais um que só dois é pouco/Ai eu gosto tanto, e é tão docinho/E no entretanto dá mais um beijinho..." (Canção do Beijinho, por Herman José e letra de Carlos Paião). Lembra-se desta música?

Andreia Querido, designer de comunicação, e Ricardo Fonseca, designer de produto, conheceram-se na faculdade. A empatia foi grande ao longo do curso, prevendo uma possível parceria profissional. E assim foi. Em 2008, decidiram fundar a sua empresa, a minidesigners Studio, nas Caldas da Rainha, e dar vazão à sua criatividade.

A primeira aposta foi o projecto Biscuit, um alfinete de peito, em forma de boneco/biscoito, branco, feito de porcelana. O seu nome procura criar um paralelismo entre um acabamento utilizado neste material, mais puro, e o próprio significado da palavra biscuit.

"Das variadas pastas cerâmicas, a porcelana apresenta uma subtileza e uma elegância muito interessantes. Este projecto procura elevar este material a um patamar idêntico ao de uma jóia. O Biscuit é uma peça de autor, que brinca com o paralelismo fonético e que procura ser invulgar na sua forma de utilização", explica Andreia Querido, da minidesigners, ao DN.

Mas as ideias não se ficaram pelo "biscoito". Andreia e Ricardo perceberam que a doçaria tradicional portuguesa poderia ser uma fonte de inspiração para o seu trabalho e criaram o alfinete Beijinho, idealizado e desenhado no atelier e depois produzido na fábrica Braz Gil Studio, à semelhança do que já tinha acontecido com o Biscuit.

"Em Setembro de 2010 nasce um novo doce, o Beijinho, que tem tido grande sucesso comercial. Penso que as pessoas reagem muito bem ao nome e que gostam da ideia de oferecerem um beijinho a alguém de quem gostam", salienta.

A minidesigners Studio vai lançar uma nova edição do Beijinho, esta Primavera, em várias cores. Entretanto, novos projectos vão surgir ainda este ano, mas não de bijuteria. "Queremos dar a conhecer outros trabalhos. Apesar da actual conjuntura do País, o importante é ter uma atitude positiva ", frisa.

O Biscuit e o Beijinho (entre 35 e 40 euros) estão à venda na Galeria Reverso, Fábrica da Benetton (Lisboa), Espaço Anthrop (Coimbra) e Museu de Serralves (Porto).

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt