11 estreias mundiais no Porto/Post/Doc

De entre os 70 filmes a exibir entre 1 e 8 de dezembro, 44 são estreias nas salas nacionais
Publicado a
Atualizado a

"Teenage" é o mote da segunda edição do Porto/Post/Doc, que entre 1 e 8 de dezembro vai exibir no Rivoli, Passos Manuel e Maus Hábitos 70 filmes, dos quais 11 estreias mundias. Destaque ainda para a homenagem à cineasta belga Chantal Hackerman, que morreu no início de outubro, com a apresentação do seu último trabalho, No Home Movie.

Uma nova secção, "Teenage", dedicada a filmes relacionados com a adolescência é uma das novidades desta segunda edição, que contará com a exibição de três filmes: The Wolfpack, filme vencedor de Sundance que acompanha um grupo de miúdos cujos pais nunca deixaram sair de casa, no centro de Nova Iorque; Brothers, filme dinamarquês que acompanha as filmagens que uma mãe faz dos seus filhos durante oito anos; e Los Hongos, filme que arrecadou prémios em Locarno ou Roterdão, e que conta a história de uma amizade entre dois graffiters colombianos.

A grande retrospetiva de 2015 é dedicada à obra do realizador americano Thom Andersen. Como tal, "serão exibidos todos os seus filmes mais importantes (excetuando a sua obra-prima Los Angeles Plays Itself, que foi exibida na primeira edição do Porto/Post/Doc)", refere a organização do festival.

Em destaque estará também o trabalho do cineasta norte-americano Lionel Rogosin, com a exibição de dois dos seus principais filmes - On the Bowery e Come Back, Africa - e um documentário sobre a sua obra, realizado pelo seu filho Michael Rogosin, que estará presente no festival.

Em competição vão estar doze filmes que, defende a organização, "evidenciam o melhor do cinema documental contemporâneo", referindo que "este ano a seleção privilegiou uma série de jovens realizadores, mas com grande potencial". Nove são estreias nacionais e uma é também estreia mundial.

No âmbito da Transmission, secção dedicada à relação entre o cinema e a música, de entre os vários documentários a exibir, destaque para Blur: New World Towers, sobre a banda inglesa, em ante-estreia nacional; e Keith Richards: Under the Influence, sobre o mítico guitarrista dos Rolling Stones, numa parceria com a Netflix.

Cinema Falado, com filmes portugueses, e Cinefiesta, dedicada ao cinema documental espanhol, onde serão exibidos os novos filmes de Sérgio Oksman, José Luís Guérin e Lois Patiño (que estará presente no festival), são duas outras secções que integram o programa do festival que durante oito dias levará 75 sessões de cinema às três salas do Porto.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt