DN e JN atingem os 15 mil assinantes em Abril

Números mostram bons resultados e revelam que a estratégia da Controlinveste na subscrição paga é uma aposta ganha.
Publicado a
Atualizado a

A subscrição paga do Diário de Notícias e do Jornal de Notícias, em papel e online, atingiu neste mês os 15 mil assinantes. Com os números satisfatórios que combinam os dois diários generalistas da Controlinveste, a estratégia do grupo em apostar em modelos pagos de subscrição em empresas e domicílios começa a mostrar bons resultados no mercado português, à semelhança do que já acontece há algum tempo nos mercados internacionais.

A Controlinveste, que detém, para além do DN e do JN, O Jogo, Ocasião, Evasões, Volta ao Mundo, a TSF e a Sport TV, nas mais diversas plataformas, procura assim diversificar os canais de distribuição dos seus conteúdos, através de métodos que permitam um melhor conhecimento do leitor e ainda a sua fidelização a longo prazo.

O mercado português começa agora a aderir, ainda que lentamente, ao sistema de subscrição paga de jornais. De acordo com os dados da World Newspaper Association (WAN), referentes a 2009, a maioria dos europeus prefere recorrer à assinatura paga (papel e digital) do que à compra em banca.

Senão vejamos: a Suíça (90%), a Finlândia (88%), a Dinamarca (85%), a Noruega (78%), a Suécia (77%) ou a Áustria (71%) são alguns dos países com maior percentagem de subscrição paga de jornais. Mas não só.

Bélgica (52%), Alemanha (65%), Hungria (65%), República Checa (31%), França (48%), Inglaterra (30%) ou Polónia (20%) também apresentam bons índices de adesão às assinaturas pagas. Por cá, Portugal começa a dar os primeiros passos e, por enquanto, fica-se pelos 7%.

Outros estudos indicam ainda que a venda em banca tem diminuído mais do que as vendas por assinatura. Além deste facto, verifica-se ainda que nos países onde existe uma maior adesão à assinatura paga de jornais em papel, existe também uma maior predisposição dos leitores para aceitar os modelos pagos no formato digital dos mesmos jornais.

Com os 15 mil assinantes a que chegou em Abril, com o DN e o JN, a Controlinveste mostra estar a trilhar o seu caminho face ao percurso da maior parte da Europa neste capítulo. Já em 2009, o grupo de media presidido por Joaquim de Oliveira deu um primeiro passo nesta estratégia de crescimento no negócio da venda por subscrição. Foi então criada a Direcção de Assinaturas e Negócios Directos, uma estrutura que hoje conta com uma equipa de nove pessoas, prestando um serviço de qualidade, e ligada a outras áreas do grupo do DN: o call center, a distribuição, o marketing directo, entre outras. Durante o ano passado, a Controlinveste protagonizou várias iniciativas que promoveram a venda de jornais por subscrição e que mostraram ser possível crescer neste segmento.

Com os 15 mil assinantes actuais e com a necessidade de responder ao aumento significativo nesta importante área de negócio dos media, o grupo do DN fez recentemente um conjunto de apostas, reforçando o interesse na subscrição paga: o recrutamento de profissionais experientes para gerir a relação com o cliente; o reforço da Notícias Direct (empresa do grupo na distribuição porta a porta); ou a parceria com a Digital Technology International, para implementar uma nova solução tecnológica de assinaturas.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt